terça-feira, 15 de abril de 2014

A bola da vez


Spoiler. A bola da vez é o spoiler.

No domingo aconteceu mais uma coisa bombástica em Game of Thrones e a internet, aparentemente, virou um campo de guerra entre os que contaram a bomba e aqueles que não gostaram de saber dela antes consumir a mídia em si.

Muito bem, desta vez vamos falar de respeito. Palavrinha bonitinha que anda meio esquecida. Eu esbarrei em dois bons textos sobre spoiler, mais precisamente sobre o caso de GoT. O que o spoiler ensinou sobre as pessoas (que elas são extremamente infantis) e Nunca mais a primeira vez. E esbarrei em um spoiler. Um só. E ele me deixou puta.

Eu não acompanho GoT. Não é falta de vontade. Eu apenas não consegui dedicar um tempo pra isso ainda. Várias pessoas me recomendam com a mesma paixão que me recomendariam... Ganhar na loteria e viver de renda. E eu tenho uma sincera curiosidade com a história. Eu ainda não sei se vou ler ou assistir. Ou os dois até. O meio que for mais prático (não necessariamente o que for mais rápido) eu vou correr atrás e consumir. Como bem comentou o Caio Corraini, eu não sou obrigada a consumir tudo na hora do lançamento. Eu tenho mais o que fazer da vida - e, boa parte disso, não são coisas que me divertem - portanto, vou consumindo na medida do possível. Não me interessa se o livro foi lançado há anos. Se não estou acompanhando a série em tempo real. O tempo é meu e eu faço com ele o que eu quiser. Não tô na vibe de acompanhar uma história meio épico medieval neste momento. Tô na vibe de jogar games com carga emocional acentuada. Se eu pegar pra ler/assistir GoT agora, não vai funcionar tão bem simplesmente porque não estou na pegada.

O problema é a falta de respeito. Pessoas justificam o spoiler das formas mais infantis possíveis. "Não gostei de levar spoiler, por isso tô repassando", "o livro é antigo, deal with it", "eu tenho o direito de comentar e você que está sendo egoísta tentando tolher o meu direito de fazer isso".

Pra começar: você pode comentar o que quiser. Escreve um texto e avisa que tem spoiler, liga pro amigo que também assistiu, faz tópico no fórum sobre o assunto e avisa que vai ter spoiler. O meu direito de não perder a surpresa não tira o seu direito de falar sobre o que você quiser. Só é falta de respeito chegar em rede social, com uma pluralidade significativa de pessoas, e jogar a bomba do episódio pra geral. Spoiler não é só sobre final. Faz muita questão de puxar papo sobre o tema nas redes sociais? Nem vem, dá pra comentar sem entregar. Dá. Não precisa contar o que aconteceu pra falar que amou/odiou. Fora que tem etapas de qualquer história que são importantes pra construção do autor, que fazem parte da experiência e ninguém tem o direito de tirar isso de quem consome (ou pretende consumir no futuro).

Agora, mundo: CRESÇA. Respeitar os outros só te tira da turma do hue, o que, por si só, já é muito positivo. Tenha bom senso na hora de comentar. Isso vai muito além da ideia de compra, consumo, dinheiro e falsa sensação do "ter o direito". É uma questão de berço, de educação. Levou o spoiler? Não gostou? Você pode escrever pra si, pode reclamar pra quem não tem interesse na série ou achar alguém que já sabe o que aconteceu e chorar as pitangas. Passar o spoiler pra frente não vai te fazer esquecer ou resgatar a surpresa. Na verdade, quanto mais você repetir, mais vai fixar.

Uma última coisa: eu escrevi por causa do reboliço com GoT que, por acaso, eu tenho interesse de ver um dia. Mas eu não acharia menos babaca se a mesma coisa acontecesse com True Blood, por exemplo. Eu não tenho interesse, você pode não ter interesse, mas pode ter gente a sua volta que se interessa e sair falando o que vai acontecer em qualquer história é filhadaputagem. Simples assim.

Nenhum comentário: