domingo, 8 de março de 2009

Resmungar é preciso, viver não é preciso

Uma referência ao meu portuga favorito. No original é “Navegar é preciso, viver não é preciso”. E navegar evoca a idéia de se lançar, se entregar ao desconhecido.

Certamente ‘resmungar’ evoca algo muito menos poético. Eu já resmungava via Twitter, mas seus posts limitados não estavam mais dando conta do recado, embora eu continue a usá-lo e em breve pretendo fazer com que meus breves resmunguinhos apareçam aí dos lados. Enfim, fiz este blog para reclamar das inúmeras coisas que me incomodam, a saber:

  • Gente lerda no meio do caminho;
  • O Blip.fm – que precisa ele todo de umas melhorias (e logo, de preferência);
  • O trânsito dessa cidade maluca;
  • Pessoas pretensamente competentes e que se esforçam em serem simpáticas (ainda bem que foram embora, mas pena que já tinham comprado aqueles entulhos disfarçados de equipamentos);
  • Parentes sem-noção;
  • Meu cachorro barulhento, pois não consegui educá-lo (três contra uma, eu não tinha chance nessa disputa);
  • Mudanças repentinas de assunto – é tão legal quando você está tentando conversar com alguém da sua família sobre, por exemplo, a faculdade e, do nada, a pessoa vira e comenta da MALDITA novela... Que você não assiste 1º porque não tem tempo e 2º, mesmo que tivesse, não precisaria se esforçar muito pra encontrar algo melhorzinho pra fazer;
  • Pessoas que confundem atores bonitos com qualidade da série – não que eu entenda muito de seriados, mas tenho certeza que ele não era tudo isso! ... Apesar do cara que interpretava um vampiro lá ser bonito pra caramba, mesmo;
  • Coisas pouco intuitivas existentes em informática;
  • Propagandas enganosas – principalmente quando sou enganada;
  • E, levando a taça “Master Irritação do Milênio” ... PCs LERDOS! Principalmente se eles tiverem Windows XP Starter Edition ou Windows Vista instalados neles.

E depois de todo esse preâmbulo, com direito a evocação do meu “muso” inspirador lusitano, vamos começar.

Sim, acreditem se quiserem, acho que o XP Starter me irrita mais do que o Vista. Mas também precisamos levar em conta a origem desses PCs. O com XP Starter é meu e eu comprei (tá, minha mãe comprou, pois na época eu ainda não trabalhava) numa dessas grandes lojas de móveis e eletrodomésticos que são especialistas em deixar metade dos brasileiros endividados com seus carnês de prestações a perder de vista. Na verdade, precisei recorrer a esse método justamente pelo carnê a perder de vista, caso contrário não cabia no salário da minha mãe – eu tinha uma certa urgência em conseguir um PC novo e a sua majestade, meu primo folgado que entende de informática não tinha um horário na “lotada” agenda dele – não faz porra nenhuma da vida – pra ir numa loja ESPECIALIZADA comigo. Lógico que deu merda.

Aqui em casa descobri que o PC vinha com XP Starter. Claro. Se viesse com um XP de verdade ele teria custado quase o dobro, provavelmente. Outro dia estava olhando, e notei que ele não tem adesivo com número de licença colado. E acho que não veio nada do tipo em nenhum papel dele, também. O que parece bizarro, até faz um certo sentido. A versão Starter foi feita pela Microsoft para “países em ascensão” se a memória não me falha. Ou seja. É uma versão BEM meia-boca e muito mais barata pra colocar nos PC que eles vendem na periferia do mundo. Malditos. Só queria ter sabido disso antes.

E agora, as DESvantagens da versão terceiro-mundista do XP:

  • É feio – tem cara de Windows 95, 98, 2000 e não dá pra mudar;
  • Na barra de trabalho só podem ter até três tarefas diferentes – se eu estiver com o Firefox, o Msn e o iTunes abertos, meu anti-vírus não atualiza, por exemplo;
  • E só abre três janelas de cada programa e sempre em abas – supondo que eu converse com quatro pessoas simultaneamente no Msn, eu teria problemas, pois obrigatoriamente deveria fechar as janelas de diálogo e se demorasse um pouco mais pra responder alguém, uma outra pessoa não ia conseguir fazer a mensagem chegar em mim.

Meu primo desocupado veio aqui em casa uma vez pra instalar o XP e outros programas inúteis que eu acabo desinstalado logo depois, mas não deu certo. Por alguma razão misteriosa o modem não sincronizava mais. Ele disse que faltava um negócio, que ia baixar e voltava. Isso faz uns dois anos, mais ou menos. Muito obrigada pela ajuda, viu?

No trabalho os PCs vieram com o Vista. Pelo menos é o Vista de verdade. Não é uma versão estúpida e cheia de limitações. Mas, ainda é o Vista. E como é de conhecimento mundial, essa jamanta de sistema operacional é lerda como uma lesma por natureza... e se não bastasse, nossos PCs tem 512 MB de memória. Legal, né? Isso é metade da memória que o Vista precisa pra sobreviver. É um exercício de paciência diário – malditos PCs MUITO lerdos.

Um desses PCs caput há pouco tempo. E nossas impressoras também deram um piti e nos deixaram na mão. Eu ainda acredito que equipamentos de informática possuem vontade própria, mas acredito mais que o antigo responsável por essa parte lá no trabalho era um belo incompetente – nossa, como eu quero matá-lo! Quero matá-lo com os pedaços que eu quebrar dos equipamentos PÉSSIMOS que ele comprou pro laboratório e deixou lá pra gente sofrer.

Nós também temos um iMac no trabalho. Aliás, ele é meu sonho de consumo no momento. Embora saiba fazer muito pouco nele, eu quero um. Precisei de orientação até pra colocar acento nas palavras usando esse trem. Talvez se não me desgastasse tanto diariamente com PCs eu não teria essas idéias e nem estivesse desenvolvendo um ódio profundo pela Microsoft. Fora que a Apple faz aparelhos muito bonitos e... com menos fios! =P


Não resisti colocar essa foto. Achei por acaso no site da Apple. E é claro que a fonte é tendenciosa. Mas guardando alguns exageros de fios para todos os lados, não tá errado. Mas, embora não pareça, eu ainda tenho esperança em PCs. Tenho esperança até na minha latinha. Quando acabar a garantia vou dar uma melhorada nela – comprar memória, um drive leitor/gravador de DVD.

Ah, sim. Eu fiz a BURRADA de comprar meu PC com garantia estendida – ainda vou ter de esperar mais um ano pra abrir meu PC, maldição. Parecia um bom negócio na hora. É, lembrem-se de nunca comprar PCs em 12 vezes sem juros na loja que o mascote usa um chapéu de cangaceiro. Como estávamos falando outro dia no trabalho “se não fosse por esses PCs, a Eloá ainda estaria viva”. Outra mala, diga-se de passagem. Mas isso já é outro assunto, logo deve ficar para outro post – já que, segundo as orientações do diretor mercenário da FFLCH “um artigo, uma idéia”, assim você escreve 200 artigos (todos com a profundidade de um pires, mas tudo bem, pois o que importa é quantidade e não qualidade) e faz parecer que a produção acadêmica do país está crescendo. É cada uma que a gente tem que ouvir. ¬¬'

Ou seja, no meu caso, resmungar é preciso por uma questão de sanidade mental... Ajuda a evitar que eu mate alguém e passe o resto dos meus dias na cadeia.


Se bem que eu ainda acho que tacos de baseball deveriam ser mais baratos! =D

Nenhum comentário: