sábado, 22 de março de 2014

LIMBO


**TEXTO SEM SPOILERS**

Ai, LIMBO… Puxa, neste post falamos de trauma.

LIMBO é um jogo 2D, indie, lançado em 2011 para diversas plataformas (PC, consoles, portáteis) e foi bem recebido tanto pela crítica, quanto pelos gamers em geral.

Você controla um menininho sem nome que segue um caminho CHEIO, mas CHEIO MESMO de perigos. Aranha gigante, humanos hostis, armadilhas, alagamentos, choques, vermes que atrapalham sua coordenação… O que quer que esse menino busque, é muito valioso pra ele.

O game é baseado em puzzles. Você os resolve e consegue seguir seu caminho. Trazer uma caixa distante pra subir onde seu pulo não alcança, usar uma armadilha a seu favor, acertar o segundo exato de um pulo maldito.

É, eu tive problemas com esse jogo. Em 2013 passei quase 10 horas lá com ele e a maior parte delas foi meio sofrida pra mim. O jogo é bem desafiador, pedindo perspicácia pra desvendar os puzzles e alguma precisão nas tarefas para superar os mesmos. E eu não sou boa com nenhuma das duas coisas. Eu me frustrava muito jogando por causa disso. Eu me irritei várias vezes por ter tanta dificuldade e terminei o jogo na base da teimosia mesmo - porque eu sou só um pouco teimosa, sabe? Só um pouco.

A arte do jogo é simples, toda em preto e branco, porém é bonita e funcional. Você enxerga bem o cenário e o que está a sua volta, mas ele te prega umas peças de vez em quando. A ambientação não é exatamente acolhedora e os desenvolvedores colocaram alguns sustos e surpresas espalhados pelas aventuras do protagonista. Não chega a ser um game de terror, mas ele não possui uma atmosfera leve também não. Aliás, o jogo é bem violento, mesmo que não seja a violência gore de um Mortal Kombat, por exemplo. Eu não lembro exatamente das músicas dele. Na minha memória são apenas sons de fundo, como os passos do menino, os letreiros de neon soltando faíscas e coisas do tipo. Essa parte de som está bem feita também.

Também porque o jogo todo é bem feito. Arte boa, ambientação boa, polimento bom. As propostas são cumpridas. Ele só não funcionou pra mim. Eu não sou gamer pra esse tipo de jogo. A história não me atraiu tanto (não me motivava a continuar), o gameplay possuía desafios que não me prendiam (na verdade, eles só me frustravam), não chegava a me sentir recompensada por passar dos puzzles, pois já estava irritada e sabia que depois de andar mais um pouco, encontraria um pior. A frustração era tanta que quebrava toda a minha imersão. Eu até tentei jogar novamente, acreditando que talvez tivesse menos dificuldade, visando platinar o jogo, mas logo desisti. Eu sei de pessoas jogaram LIMBO repetidamente, mas estou longe de ser uma delas.

O jogo é bom. Se você for o público que gosta desse tipo de desafio que envolve perspicácia e precisão, além de ter mais sangue frio (e controlar melhor o fogo do fígado) do que eu, é uma boa tentar (caso já não tenha tentado, pois o game é de 2011 xP). LIMBO está a venda no seu site oficial, mas aqui vai o link pro LIMBO na loja do Steam também. Não é o tipo de jogo que funciona comigo, mas não o "desrecomendaria" não.

Nenhum comentário: